domingo, 10 de março de 2013

Curso de Orientacao sobre a Elaboracao do PGIRS

O Curso de Orientação sobre a Elaboração do Plano de Gestão integrada de Resíduos Sólidos - COEPGIRS, faz parte dos Cursos Técnicos de Curta Duração Gratuitos - CTCD-G, oferecidos pelo site TRSolidos.com.

Fazer um plano de gestão de resíduos de qualidade significa conseguir atrair investidores de todo o mundo para a sua cidade. Com esse plano em mãos sua cidade pode se atrair tais investidores em feiras nacionais e internacionais. É de extrema importância visitar feiras internacionais para se atualizar em relação a tecnologia ambiental. Nos últimos anos, tivemos grandes avanços na área, o que possibilitou novos caminhos e soluções ambientalmente corretas para o setor.

Para participar desse curso você deverá Curtir e Compartilhar esse tópico no Facebook assim como clicar no botão +1 do google abaixo:






CTCD-G Orientação sobre a Elaboração do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

Justificativa:
Em 3 de agosto de 2010 foi publicada no DOU a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2012). O projeto de lei estava em tramitação no Congresso Nacional há mais de 20 anos. A Política Nacional de Resíduos Sólidos visa estabelecer os princípios, objetivos, instrumentos e diretrizes para a gestão integrada e gerenciamento dos resíduos sólidos e, principalmente, definir a responsabilidade de cada ente no ciclo de vida de cada produto e, por fim, determinar os instrumentos econômicos aplicáveis. 

Dentre os principais instrumentos trazidos pela Política, destaca-se os planos municipais de resíduos sólidos, que se torna obrigação de cada município elaborar esses planos de formas individuais ou consorciada até 2 agosto de 2012, constituído nessa política em seu art. 55. 

Art. 16. da Lei 12.305/10. A elaboração de plano estadual de resíduos sólidos, nos termos previstos por esta Lei, é condição para os Estados terem acesso a recursos da União, ou por ela controlados, destinados a empreendimentos e serviços relacionados à gestão de resíduos sólidos, ou para serem beneficiados por incentivos ou financiamentos de entidades federais de crédito ou fomento para tal finalidade. (Vigência)

Art. 18. da Lei 12.305/10. A elaboração de plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos, nos termos previstos por esta Lei, é condição para o Distrito Federal e os Municípios terem acesso a recursos da União, ou por ela controlados, destinados a empreendimentos e serviços relacionados à limpeza urbana e ao manejo de resíduos sólidos, ou para serem beneficiados por incentivos ou financiamentos de entidades federais de crédito ou fomento para tal finalidade. (Vigência)

Objetivo do Curso:
Ao final desse curso você saberá:
  • Entender os objetivos e metas da Política Nacional de Resíduos Sólidos
  • Qual o conteúdo mínimo dos PGIRS
  • Como fazer o diagnóstico da sua cidade
  • Como fazer o diagnóstico  dos Resíduos Sólidos da sua cidade ou região
  • Interpretar os dados dos diagnósticos
  • Noções básicas sobre tecnologias existentes
  • Aplicar a tecnologia correta para o seu município
  • Como cumprir em 100% os quesitos da Política Nacional de Resíduos Sólidos
Público Alvo:
O tratamento de Resíduos Sólidos tem íntima ligação com todas as pessoas e área da sociedade, portanto é indicado inicialmente para todos. Para a população como fator de conscientização, para os gestores, estudantes, professores, técnicos, ... como orientação.

Metodologia:
A metodologia do curso seguirá a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010) e a publicação do Ministério do Meio Ambiente, MANUAL GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS.

As aulas serão publicadas em intervalos de 3 dias e anunciadas pelo facebook.

Duração do Curso:
Este curso tem a previsão de durar 100 hs.

Data de lançamento:
O lançamento esta previsto para 02 de abril de 2013.

Até a data de lançamento do curso, o curso ainda poderá sofrer algumas alterações básicas.

Perguntas e comentários: